Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo 2027 para novos alunos dos Colégios da Polícia Militar do Ceará (CPM) e do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB). Os interessados poderão se inscrever entre os dias 19 e 29 de outubro, exclusivamente pela internet, até as 23h59min59s do último dia.
A seleção é organizada pelo Notus Instituto – Cursos, sob coordenação da Coordenadoria dos Colégios da Polícia Militar do Ceará (CCPM) e do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Metade das vagas será destinada a dependentes legais de policiais militares, bombeiros militares, policiais civis, policiais penais e servidores efetivos da Perícia Forense do Ceará. A outra metade será destinada aos demais candidatos. O edital também prevê reserva mínima de 5% das vagas para pessoas com deficiência.
A taxa de inscrição é de R$ 25 e deve ser paga por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O prazo para solicitar isenção vai de 19 a 21 de outubro. Podem requerer o benefício candidatos inscritos no CadÚnico dentro do limite de renda estabelecido, além de pessoas que atendam aos critérios relacionados ao consumo de energia elétrica ou água e à renda familiar per capita, conforme as regras do edital.
As avaliações estão marcadas para 22 de novembro. Para o 1º ano do Ensino Fundamental, será aplicada uma Sondagem das Habilidades Cognitivas, com 10 questões de Língua Portuguesa e 10 de Matemática. Para candidatos do 6º ao 9º ano e da 1ª série do Ensino Médio, haverá exame objetivo com 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O candidato do 1º ano será eliminado se obtiver nota zero, enquanto os demais precisam alcançar pelo menos 6 pontos em cada prova. A ausência também elimina o candidato.
O resultado preliminar está previsto para 8 de dezembro, e o definitivo, incluindo a análise dos recursos, para 15 de dezembro. As matrículas dos classificados nos Colégios da Polícia Militar ocorrerão nos dias 18, 21 e 22 de dezembro, enquanto no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros será realizada em 21 de dezembro. Os responsáveis deverão apresentar a documentação exigida pela organização no momento da matrícula.







