Trump diz que acordo com Irã “acabou” após nova troca de ataques

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (8) que o memorando de entendimento firmado com o Irã “acabou”, após uma nova escalada de ataques entre os dois países. A declaração foi feita durante a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), realizada na Turquia.

Segundo Trump, as negociações com Teerã deixaram de fazer sentido diante das recentes ações militares iranianas. O presidente classificou o Irã como um país de “pessoas más e doentes” e afirmou que prefere abandonar a via diplomática. “É uma perda de tempo negociar com eles”, declarou.

As declarações ocorreram após a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã anunciar ataques contra bases militares dos Estados Unidos no Bahrein e no Kuwait, em resposta aos bombardeios americanos realizados contra território iraniano. Washington informou que as ofensivas e as novas sanções impostas ao Irã foram uma resposta aos ataques contra embarcações comerciais no Estreito de Hormuz.

Durante a cúpula, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, declarou apoio às ações militares dos Estados Unidos, afirmando que os ataques foram “absolutamente necessários”. Já o governo iraniano responsabilizou Washington pela nova escalada do conflito, acusando os Estados Unidos de violarem acordos e comprometerem qualquer tentativa de cessar as hostilidades.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Irã, os bombardeios americanos, o restabelecimento de sanções ao petróleo iraniano e os confrontos em andamento no Líbano inviabilizaram pontos considerados essenciais do acordo para encerrar o conflito. Com o aumento da tensão entre os dois países, cresce a preocupação internacional sobre novos desdobramentos da crise no Oriente Médio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos