Escola municipal arrecada quase 1,5 tonelada de recicláveis em projeto ambiental de Juazeiro do Norte

A Escola de Ensino Fundamental Jerônimo Freire, em Juazeiro do Norte, arrecadou 1,49 tonelada de material reciclável nos últimos dois anos, sendo 795 quilos de plástico e 697 quilos de alumínio. A iniciativa faz parte de um projeto ambiental desenvolvido pela unidade escolar para incentivar a sustentabilidade e a responsabilidade social entre os estudantes.

Mensalmente, a escola promove o Dia D da Sustentabilidade, quando os alunos levam materiais recicláveis como garrafas PET, latinhas de alumínio e óleo de cozinha usado. Todo o material arrecadado é destinado a uma família de catadores parceira do projeto, contribuindo para a geração de renda por meio da comercialização dos resíduos.

O trabalho ganhou destaque em 2025 ao representar Juazeiro do Norte na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente que reúne estudantes de diversas regiões do país para discutir propostas e ações voltadas à educação ambiental.

A iniciativa integra as atividades desenvolvidas pela rede municipal de ensino, por meio da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que promove ações como coleta seletiva, reutilização de materiais, plantio de mudas, oficinas e rodas de conversa. As atividades fazem parte da programação do Junho Ambiental e buscam conscientizar os estudantes sobre preservação dos recursos naturais, consumo consciente e proteção da biodiversidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos