Irã apresenta proposta para reabrir Ormuz e encerrar guerra, afirma agência

O Irã apresentou uma nova proposta aos Estados Unidos para reabrir o estratégico Estreito de Ormuz e avançar no encerramento do conflito que já dura dois meses. A iniciativa foi intermediada por autoridades do Paquistão, segundo informações da Reuters.

A proposta prevê que as negociações sobre o programa nuclear iraniano sejam tratadas em uma etapa posterior, separando o tema das tratativas imediatas para cessar o conflito. Paralelamente, o presidente Donald Trump afirmou que Teerã pode retomar o diálogo “se quiser conversar”, reforçando, no entanto, que não aceitará o desenvolvimento de armas nucleares pelo país.

Apesar da sinalização, o clima ainda é de incerteza. No fim de semana, negociações foram interrompidas e visitas diplomáticas canceladas, o que esfriou as expectativas de um acordo rápido. Autoridades iranianas continuam em articulação com países mediadores como Omã e Rússia em busca de avanços.

O impasse já provoca impactos globais, com alta nos preços do petróleo e tensões no comércio marítimo. O bloqueio no Estreito de Ormuz, uma das principais rotas de transporte de energia do mundo, segue sendo um dos pontos centrais para a estabilização da região e da economia internacional.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos