Quaest: Lula venceria Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno, com vantagem de 5 pontos

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o senador Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno na disputa presidencial. No cenário testado, Lula aparece com 43% das intenções de voto, contra 38% de Flávio. Brancos, nulos e eleitores que dizem não votar somam 17%, e 2% se declaram indecisos. A diferença entre os dois, que era de dez pontos em dezembro, caiu para cinco pontos.

O levantamento também testou outros seis cenários de segundo turno, e Lula lidera em todos. Contra Ratinho Júnior (PSD), o presidente tem 43%, ante 35% do governador do Paraná. Diante de Ronaldo Caiado (União Brasil), marca 42% contra 32%. Já contra Romeu Zema (Novo), registra 43%, frente a 32% do mineiro. Nos confrontos com Eduardo Leite (PSD), Aldo Rebelo (DC) e Renan Santos (Missão), as vantagens variam entre 14 e 19 pontos.

Segundo a Quaest, Flávio Bolsonaro se consolida como principal nome da oposição no levantamento, especialmente após o anúncio de que recebeu apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa indica ainda que Lula e Flávio apresentam os maiores índices de rejeição: 54% e 55%, respectivamente. Entre eleitores que se declaram independentes, a diferença entre os dois também diminuiu em relação aos meses anteriores.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 9 de fevereiro. As entrevistas foram realizadas presencialmente. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos