O Governo do Ceará vai lançar, ainda neste mês de fevereiro, um edital de chamamento público para a realização de até 8,8 mil cirurgias eletivas para a região Sul do Ceará, com foco na ampliação do acesso à saúde e na redução do tempo de espera da população por procedimentos cirúrgicos. A iniciativa contempla prestadores de serviços de saúde, em especial alguns municípios caririenses.
O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, nesta quinta-feira (5), durante reunião na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza, com a secretária da pasta, Tânia Mara Coelho, e representantes de hospitais e clínicas da região. Segundo o governador, o investimento busca enfrentar uma demanda histórica e garantir atendimento mais rápido à população.
“Vamos fazer um esforço grande para reduzir filas, diminuir o tempo de espera e ampliar a capacidade de atendimento. Esse é um investimento muito importante e quero agradecer aos prestadores de serviço por estarmos unidos em benefício do povo do Cariri, para que receba atenção máxima na área da saúde”, destacou Elmano de Freitas.
Com investimento de R$ 28,2 milhões, o edital deve beneficiar moradores de 45 municípios, incluindo cidades-polo como Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó, entre outras. A expectativa do Governo do Estado é de que a iniciativa ajude a sanar a fila de espera por cirurgias eletivas na região.
De acordo com a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, a ação integra uma força-tarefa permanente para garantir atendimento digno à população. “Nosso objetivo é reduzir o tempo de espera do cidadão e oferecer cirurgias com qualidade, humanização e resolutividade. Esse trabalho só é possível com o apoio direto do governador e a parceria com os prestadores de serviço”, afirmou.
O chamamento público vai contemplar procedimentos em diversas especialidades, como otorrinolaringologia, cirurgia geral, ginecologia, cirurgia vascular de alta complexidade, ortopedia de média e alta complexidade, urologia, neurocirurgia e oftalmologia, ampliando a cobertura assistencial no Cariri.
A ação faz parte do Programa de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, criado em 2023. Desde então, já foram realizados mais de 455 mil procedimentos em todo o Ceará. Somente no Cariri, nos últimos dois anos, mais de 75 mil cirurgias eletivas foram realizadas, reforçando o papel estratégico da região na política estadual de saúde.









Deixe um comentário