O Ministério da Previdência Social informou que o simulador de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi reativado nesta quarta-feira (4), após ter ficado temporariamente fora do ar para manutenção e atualização dos sistemas da Dataprev. A ferramenta estava suspensa desde o fim de semana.
Segundo o ministério, o sistema passou por um processo de migração para uma infraestrutura tecnológica mais moderna, com o objetivo de garantir maior estabilidade, segurança e eficiência no acesso às informações previdenciárias dos segurados.
O simulador pode ser acessado pelo link e é um serviço gratuito que permite aos cidadãos estimar quanto tempo falta para a aposentadoria, com base em dados como idade e tempo de contribuição registrados na base do INSS. O usuário também pode alterar informações para realizar novas simulações e recalcular os resultados.
O INSS ressalta que a simulação tem caráter apenas informativo e não garante o direito à aposentadoria. A ferramenta já está atualizada conforme as regras de transição da reforma da Previdência em vigor em 2026 e apresenta estimativas de aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, além do valor aproximado do benefício.
O acesso ao simulador pode ser feito pelo site oficial do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, mediante login com conta Gov.br.










Deixe um comentário