O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) voltou atrás e informou que não lançará um aplicativo para a emissão do certificado de conclusão do ensino médio. Segundo o órgão, o documento será solicitado por meio de um site, chamado Plataforma de Certificação Digital, com funcionamento previsto a partir de 2 de março.
A mudança de informação ocorreu após o presidente do Inep, Manuel Palacios, afirmar inicialmente que o serviço seria disponibilizado por aplicativo. Posteriormente, ele explicou que se referia a uma plataforma digital e reconheceu que houve confusão na comunicação.
O certificado é essencial para estudantes maiores de 18 anos que usaram o Enem como forma de concluir o ensino médio e precisam do documento para efetivar matrícula em universidades, já que o período de ingresso no ensino superior ocorre em fevereiro.
Para evitar prejuízos aos alunos, o Inep informou que será disponibilizada uma declaração provisória na Página do Participante do Enem, comprovando que o candidato atingiu a pontuação mínima exigida, enquanto a emissão definitiva do certificado não é liberada.










Deixe um comentário