Neste domingo, 25, o Crato sediou a 111ª edição da Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa. Um evento que marca a fé, a cultura e a tradição local.
O momento teve início décadas atrás, quando um vaqueiro, vindo de Pernambuco, se perdeu na Chapada do Araripe. Seu espírito tornou-se símbolo de fé para os moradores da região quando, em 1914, uma peste ameaçou o Cariri, e Vó Pretinha recorreu à cruz do vaqueiro em forma de promessa, tendo sua prece atendida. Desde então, a Romaria da Baixa Rasa mantém viva essa devoção, atravessando gerações e fortalecendo a fé do povo caririense.
Com o passar do tempo, a tradição da festa foi incrementada e adicionada ao calendário de festividades do Crato. Atualmente, Prefeitura do Crato, através das secretarias municipais, participa desse momento com a presença por meio da Saúde, com a Vigilância Sanitária, dos testes rápidos de glicemia, da aferição de pressão e da disponibilidade da ambulância municipal.
Outras secretarias também marcam presença: a cultura, com as apresentações culturais, os serviços públicos com a limpeza, o Meio Ambiente com o Bem Estar animal, conferindo os cuidados com os cavalos, a segurança, com a presença do Demutran, da Guarda Municipal e do apoio da Polícia Militar.
Segundo Padre Édson, celebrante da missa realizada na Baixa Rasa, o evento é uma “experiência de piedade e adoração. Começou com a devoção de uma senhora, de forma que, com o tempo, se concretizou ao ponto de tornar esse evento tão grandioso, um marco para o incentivo à cultura do sertão. Participar desse momento é algo muito gratificante, saber que podemos contribuir, de algum modo, para que essa experiência cultural e esse encontro de partilha entre os sertanejos continue acontecendo e fortalecendo os vínculos entre os nossos cidadãos”.
Inaldo Amorim, um dos vaqueiros organizadores do momento, diz que a romaria tornou-se uma tradição familiar, passada de geração em geração. “Cresci admirando a festa, e hoje trago meus filhos e meus netos desde os dois anos de idade. É uma festa também que nós encontramos os amigos. Quando chega a data de vir, é como realizar um sonho”.
Devido à importância histórica e cultural, a Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa é organizada por uma grande equipe, com o intuito de tornar o momento confortável e seguro para todos e marca um dos grande legados para o Crato.
Texto: Larissa Carneiro









Deixe um comentário