O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (19) os resultados da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que analisou 351 cursos de Medicina em todo o país. Do total avaliado, 107 cursos receberam notas 1 ou 2, consideradas insatisfatórias, e estarão sujeitos a sanções como redução de vagas, suspensão de novos ingressos e restrições em programas federais, como o Fies.
Os dados mostram que 24 cursos obtiveram conceito 1, a pior avaliação do exame, enquanto outros 83 ficaram com conceito 2. Já 243 cursos alcançaram notas entre 3 e 5, classificadas como desempenho regular a excelente, e apenas um curso ficou sem conceito por não atingir o número mínimo de estudantes avaliados.
No Ceará, apenas uma instituição apareceu na lista de cursos com avaliação insatisfatória. O curso de Medicina da Faculdade Estácio de Canindé recebeu conceito 2 no Enamed, sendo o único do estado a figurar entre os cursos com desempenho abaixo do esperado. As demais instituições cearenses avaliadas alcançaram notas consideradas satisfatórias pelo Ministério da Educação.
De acordo com o MEC, os cursos com conceito 2 poderão sofrer redução no número de vagas autorizadas, enquanto aqueles com conceito 1 terão a suspensão total de novos ingressos. As instituições ainda terão prazo para apresentar defesa. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o objetivo do Enamed é garantir a qualidade da formação médica no país e assegurar que a população seja atendida por profissionais bem qualificados.










Deixe um comentário