Prouni 2026 abre inscrições em 26 de janeiro para bolsas no ensino superior; veja regras e cronograma

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026, referente ao primeiro semestre, começam no dia 26 de janeiro e seguem até 29 de janeiro. O edital foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC), e a participação é gratuita, com inscrições realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para concorrer a uma bolsa, o candidato deve ter concluído o ensino médio, ter participado do Enem 2024 e/ou 2025, alcançado no mínimo 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação. Não podem se inscrever estudantes que participaram do exame como treineiros. Para efeito de classificação, será considerada a edição do Enem em que o candidato obteve a melhor nota.

As bolsas ofertadas podem ser integrais ou parciais. Para as bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa. Professores da rede pública que concorrem a cursos de licenciatura e pedagogia estão isentos do critério de renda. Também há vagas destinadas a políticas afirmativas para pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro, enquanto a segunda chamada está prevista para 2 de março. Os candidatos que não forem selecionados poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 25 e 26 de março, com divulgação da lista em 31 de março. Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior e é voltado a estudantes que ainda não possuem diploma de graduação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos