Operação no Ceará prende 12 integrantes do ‘braço financeiro’ de facção em megaoperação e apreende joias, relógios de luxo e bloqueia R$ 59 milhões

A Polícia Civil do Ceará deflagrou, nesta quinta-feira (11), uma megaoperação que cumpriu 111 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, municípios da Região Metropolitana e em cinco estados do país. A ação resultou na prisão de 12 pessoas no Ceará e teve como foco o “braço financeiro” de uma facção de origem carioca, responsável por movimentar grandes valores ligados ao tráfico de drogas, homicídios e latrocínios. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o grupo atuava em uma área específica da capital, mas mantinha ramificações em outras regiões do estado e fora dele.

Durante a operação, os agentes apreenderam tabletes de cocaína, armas, munições, equipamentos eletrônicos, joias, relógios de luxo e um contador de cédulas. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 59 milhões em contas relacionadas ao esquema criminoso, valores que, de acordo com as investigações, circularam ao longo das atividades ilícitas do grupo. O secretário da Segurança, Roberto Sá, afirmou que a ofensiva representa “um golpe forte no braço financeiro” de uma organização responsável por práticas violentas na região.

O delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez, destacou que a operação teve caráter interestadual, com prisões também em Goiás e cumprimento de mandados em outros estados. Ele enfatizou que o objetivo é sufocar economicamente a facção, atingindo diretamente o fluxo de dinheiro que mantém as atividades criminosas. “A determinação é caçar esses criminosos onde quer que estejam, apreender seu patrimônio e tirá-los de circulação”, afirmou.

A principal investigada da operação foi identificada como a responsável pela contabilidade da facção no Ceará. Ela morava em uma residência no Conjunto Palpina, em Messejana, onde foi apreendida a maior parte dos materiais de alto valor financeiro. A partir da investigação sobre essa propriedade, a polícia conseguiu expandir o trabalho para diversas localidades, desarticulando parte significativa da estrutura financeira da organização criminosa.

Agência News Cariri 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos