O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou alta de 0,1% no terceiro trimestre de 2025, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado indica uma desaceleração da atividade econômica, após avanços de 0,4% e 0,3% nos trimestres anteriores, e ficou abaixo da expectativa do mercado, que projetava crescimento de 0,2%.
Em valores correntes, a economia movimentou R$ 3,2 trilhões no período. Na comparação com o terceiro trimestre de 2024, o PIB avançou 1,8%, impulsionado por revisões para cima nos dois primeiros trimestres do ano, especialmente no setor agropecuário.
A análise setorial mostra variações discretas: Agropecuária cresceu 0,4%, Indústria 0,8%, e Serviços ficaram praticamente estáveis, com alta de 0,1%. O consumo das famílias, impactado pelos juros em 15% ao ano — o maior nível em quase 20 anos —, perdeu força e avançou apenas 0,1%. Já o consumo do governo subiu 1,3%, e os investimentos (FBCF) cresceram 0,9%. No setor externo, as exportações tiveram alta de 3,3%, enquanto as importações subiram 0,3%.
O IBGE também realizou revisões das Contas Nacionais Trimestrais, que ajustaram dados de trimestres anteriores, mas sem incorporar ainda o novo ano-base do sistema, previsto para ser alterado de 2010 para 2021. Apesar dos ajustes, o crescimento acumulado do PIB em 2025 permaneceu em 3,4%.
Agência News Cariri










Deixe um comentário