Neste ano, o Programa Saúde na Escola (PSE) já contabilizou mais de 2,5 mil ações de saúde bucal nas unidades públicas de ensino de Juazeiro do Norte. Os dados se referem ao período de janeiro a outubro e contemplam as 82 escolas pactuadas ao programa federal, que é desenvolvido no município pelas secretarias de Saúde (Sesau) e Educação (Seduc).
Entre as principais ações realizadas durante as visitas odontológicas está o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), procedimento voltado para crianças de 5 a 10 anos. Menos invasivo e sem o uso do famoso “motorzinho”, esse tipo de tratamento busca preservar a estrutura dental e reduzir o índice de cáries entre os estudantes.
Além desse procedimento, os dentistas das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) também desenvolvem, durante as visitas escolares, orientações de higiene bucal, limpeza, aplicação de flúor, escovação supervisionada, palestras educativas, restaurações e, em alguns casos, exodontias. O objetivo central das atividades é promover a saúde bucal dentro das escolas por meio de ações preventivas, contribuindo também para a melhoria do rendimento escolar.
No âmbito do PSE, outras ações de saúde também são realizadas, como atualização da caderneta de vacinação, distribuição de óculos para estudantes com baixa acuidade visual, acompanhamento nutricional, além de atividades de prevenção à violência e incentivo à prática de atividades físicas.









Deixe um comentário