O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta terça-feira (18) às declarações do chanceler alemão Friedrich Merz sobre sua passagem por Belém durante eventos da COP30. Lula afirmou que Merz deveria ter conhecido melhor a cidade e apreciado sua cultura, destacando que Belém oferece mais do que o alemão insinuou em sua fala.
O comentário de Merz, feito durante um congresso de comércio na Alemanha, gerou forte reação no Brasil. Ele afirmou que nenhum dos jornalistas que o acompanhavam gostaria de permanecer no país e que todos ficaram aliviados ao retornar à Alemanha, especialmente após a estadia em Belém.
Autoridades locais classificaram a fala como preconceituosa. O prefeito de Belém, Igor Normando, chamou a declaração de “infeliz, arrogante e preconceituosa”, enquanto o governador Helder Barbalho afirmou que um discurso desse tipo “diz mais sobre quem fala do que sobre quem é falado”.
Merz esteve no Pará para uma agenda prévia da COP30 e para um encontro bilateral com Lula. A fala, considerada desrespeitosa por governantes estaduais e federais, ampliou o mal-estar diplomático e mobilizou manifestações públicas em defesa da capital paraense e de sua população.
Agência News Cariri










Deixe um comentário