Durante a Romaria de Finados, celebrada de 29 de outubro a 2 de novembro, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) realizou mais de 2,4 mil atendimentos aos romeiros nos postos estratégicos de urgência e emergência montados na cidade. Ao todo, cinco estruturas foram instaladas nos principais templos católicos visitados pelos peregrinos. Nos locais, a população teve acesso a serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dispensação de medicamentos, atendimento médico e de enfermagem, primeiros socorros e transporte em ambulância.
Os pontos de atendimento foram distribuídos na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, no Horto do Padre Cícero, no Santuário de São Francisco das Chagas, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus e na Capela do Socorro. Do total de atendimentos, 54,26% (1.337) ocorreram no posto da Basílica, seguido pelo Santuário de São Francisco, com 543 (22,03%), e pelo Horto, com 332 (13,48%). Os postos do Socorro e dos Salesianos registraram 129 (5,23%) e 123 (5%) atendimentos, respectivamente.
Além dos postos de saúde, a Sesau também atuou durante a romaria por meio da Vigilância Sanitária. Antes e durante o período de peregrinação, equipes de fiscalização realizaram inspeções em pousadas, hotéis e nas dezenas de barracas de alimentação espalhadas pela cidade. Durante as visitas, foram repassadas orientações sobre o armazenamento e manuseio adequados dos alimentos, higienização dos espaços e demais cuidados necessários para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados à nação romeira.
A Romaria de Finados, também conhecida como Romaria da Esperança, é uma das mais tradicionais de Juazeiro do Norte, reunindo milhares de fiéis. Neste ano, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria (Sedetur), cerca de 350 mil pessoas passaram pela terra do Padre Cícero para vivenciar a solenidade católica.










Deixe um comentário