O Ministério da Educação (MEC) anunciou que, a partir da edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos poderão utilizar as notas das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 e 2025 — no processo de inscrição e classificação. A medida inédita está prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União.
Para a classificação, será considerada a melhor média ponderada obtida pelo estudante, conforme o curso escolhido, desde que ele não tenha participado do exame como treineiro. O objetivo é ampliar as chances de ingresso e dar mais flexibilidade aos candidatos que prestaram o Enem em anos anteriores.
As instituições públicas de ensino superior poderão aderir ao Sisu 2026 entre 27 de outubro e 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão. Durante esse período, poderão ajustar os termos de adesão e definir condições de participação no processo seletivo.
O Sisu permite que candidatos concorram gratuitamente a vagas em universidades públicas de todo o país, usando a nota do Enem. Desde 2024, o sistema passou a ter edição única anual, com vagas para cursos que iniciam no primeiro ou segundo semestre.
Na edição de 2025, o Sisu ofertou 261,7 mil vagas em 124 instituições públicas. Mais de 254 mil candidatos foram aprovados, sendo 128 mil pela ampla concorrência, 111 mil por cotas e 14 mil por ações afirmativas.
Matheus Moreira/ News Cariri









