Deputada Luizianne Lins e outros 12 ativistas brasileiros são deportados de Israel

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e outros 12 ativistas brasileiros detidos após a interceptação da flotilha Global Sumud foram deportados de Israel para a Jordânia na manhã desta terça-feira (7). O grupo foi transferido por via terrestre da prisão de Ktzi’ot até a fronteira com o país vizinho, segundo a organização da missão humanitária.

A flotilha, formada por embarcações de vários países, levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza quando foi interceptada pela Marinha israelense. O governo brasileiro condenou a ação, classificando-a como uma violação do direito internacional, e informou que representantes da embaixada acompanham os brasileiros para prestar assistência consular.

Além de Luizianne Lins, entre os deportados estão os ativistas Thiago Ávila, Bruno Gilga Rocha, Lucas Farias Gusmão, João Aguiar, Mohamad El Kadri, Mariana Conti, Gabrielle Tolotti, Ariadne Telles, Lisiane Proença, Magno Carvalho Costa, Victor Nascimento Peixoto (Mansur Peixoto) e Miguel Viveiros de Castro.

Texto: Matheus Moreira/ News Cariri