Administração do Horto do Padre Cícero define regras para gravações e uso de imagem no local

Após a vereadora de Juazeiro do Norte, Ivanisa Pereira (PRD), denunciar que turistas estariam sendo impedidos de tirar fotos na Colina do Horto, a administração do espaço religioso divulgou uma nota esclarecendo as regras para o registro de imagens no local. A denúncia ocorreu após relatos de visitantes que afirmaram ter sido orientados a não fotografar o monumento.

De acordo com o comunicado, não há restrições para visitantes e romeiros que desejam fazer fotos ou vídeos de caráter pessoal ou devocional. No entanto, toda produção audiovisual com finalidade institucional, promocional ou comercial deve ser previamente autorizada pela gestão. A administração informou ainda que segue “como referência práticas técnicas e éticas adotadas em outros santuários do país”.

A direção do Horto, sob responsabilidade dos Salesianos de Dom Bosco, explicou que as normas já estavam em vigor, mas foram reforçadas após os recentes episódios, com o objetivo de evitar o uso indevido da imagem do local e da estátua do Padre Cícero em materiais sem relação com o turismo religioso ou a devoção popular.

A administração destacou que o Horto “é um espaço de espiritualidade, respeito e acolhimento”, e reafirmou que o acesso de visitantes permanece normal, sem qualquer impedimento para registros pessoais, desde que respeitados os limites estabelecidos às produções de caráter profissional.

Texto: Matheus Moreira/ News Cariri