Mobilização pelo Setembro Amarelo em Salitre: Dia D da Valorização da Vida

Na última segunda-feira, 29 de setembro, a Secretaria de Saúde realizou uma significativa mobilização em homenagem ao Setembro Amarelo, o mês dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio. O evento, que teve como tema “De setembro a setembro: Atualização em prevenção da autolesão, suicídio e prevenção com narrativas, pesquisas e experiências”, contou com a presença de representantes do Estado, do Prefeito Municipal, Vereadores, Secretários das áreas de Saúde, Cultura, Educação e Proteção Social, e a participação de profissionais das unidades de saúde, demonstrando um comprometimento coletivo com o tema.

Durante a programação, houve uma palestra muito relevante “Rompendo o silêncio, autolesão e o comportamento suicida”, ministrada pelo professor Germano Pinto, da Universidade Regional do Cariri (URCA). A mediação esteve a cargo da coordenadora de Políticas de Saúde Mental da Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental (CUPOM), que conduziu as discussões com sensibilidade e expertise.

A Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ceará (Pesmad) foi apresentada como um importante instrumento de fortalecimento da gestão do cuidado e governança em saúde mental. Este plano prioriza a prevenção da autolesão e do comportamento suicida, destacando a necessidade de diálogo e difusão de informações para superar estigmas e proporcionar suporte adequado às pessoas em risco.

Um dos principais objetivos do Plano Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (2025-2027), elaborado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e suas parceiras, é reduzir a taxa de mortalidade por suicídio no estado, almejando passar de 8,9 para 7,3 por 100.000 habitantes até 2027. Isso será alcançado por meio de ações integradas, focadas na equidade e na articulação intersetorial, enfatizando a importância de promover um ambiente de cuidado.

A Coordenadoria Estadual das Políticas de Saúde Mental está ativamente envolvida na sensibilização das cinco Regiões de Saúde do estado, promovendo a construção coletiva dos Planos Municipais e realizando atividades formativas em parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública.

A mobilização em torno do Setembro Amarelo serve como um lembrete poderoso da importância da vida e da necessidade de cuidar uns dos outros, oferecendo um espaço seguro para diálogos abertos sobre a saúde mental e a prevenção do suicídio. Através da união de esforços, podemos construir um futuro mais esperançoso e acolhedor para todos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos