Durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores, celebrada de 5 a 15 de setembro, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) realizou mais de 3,4 mil atendimentos nos cinco pontos estratégicos de urgência e emergência montados na cidade. As estruturas foram instaladas nos principais templos e ofereceram suporte aos milhares de fiéis que vieram à Capital da Fé para vivenciar a peregrinação. Nos locais, a população teve acesso a serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dispensação de medicamentos, atendimento médico e de enfermagem, primeiros socorros e transporte em ambulância.
As unidades funcionaram na Basílica Matriz de Nossa Senhora das Dores, no Horto do Padre Cícero, no Santuário de São Francisco das Chagas, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus e na Capela do Socorro. Segundo a Sesau, 76,95% dos atendimentos (2.660) ocorreram no posto da Matriz, seguido pela Capela do Socorro, com 354 atendimentos (10,24%), e pelo Horto, com 313 atendimentos (9,06%). Já o posto dos Franciscanos registrou 79 atendimentos (2,28%) e o dos Salesianos, 51 atendimentos (1,47%).
Além dos postos estratégicos, a Sesau também atuou por meio da Vigilância Sanitária. Antes e durante a romaria, equipes de fiscalização realizaram inspeções em pousadas, hotéis e nas dezenas de barracas de alimentação espalhadas pela cidade. Durante as visitas, foram repassadas orientações sobre armazenamento e manuseio adequados dos alimentos, higienização dos espaços e demais cuidados necessários para garantir a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos aos romeiros.
Deixe um comentário