Tarifaço fez medo de guerra florecer, diz CEO da Quaest

O tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil fez “florescer algo inédito em uma parcela da população”, segundo o CEO da Quaest, Felipe Nunes: o medo de que o país entre em guerra.

De acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20), 5% dos brasileiros têm o medo de um conflito como sua maior preocupação em relação ao Brasil atual.

O índice é o maior da série histórica. Até então, os maiores percentuais tinham sido registrados em maio e julho, com 2% das respostas em cada mês.

Trump anunciou as tarifas de 50% em 9 de julho. O republicano atribuiu a cobrança, além de a uma “emergência nacional” em razão de políticas e ações “incomuns” e “extraordinárias” do governo brasileiro, à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nova alíquota entrou em vigor quase um mês depois, em 8 de agosto.

Segundo a Quaest, a principal preocupação dos brasileiros, no entanto, segue sendo a violência (26%), seguida pelos problemas sociais (19%) e pela economia (17%).

Foram entrevistadas 2.004 pessoas, pessoalmente, entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

 

Fonte: G1


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos