Em reconhecimento ao protagonismo em defesa do feminismo negro, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, outorgou na noite dessa segunda-feira, 18, a Medalha Maria do Espírito Santo. A solenidade aconteceu no auditório do Palácio Alexandre Arraes.
Neste ano, a outorga consagrou a luta pelo protagonismo feminino negro e homenageou Maria Lúcia Nunes, Maria Telvira da Conceição e Rita de Cássia Paulino da Silva, conhecida como Mãe Rita.
As homenageadas receberam do prefeito André Barreto a comenda, que homenageia aquelas mulheres que desenvolvem um trabalho contra as desigualdades estruturais de raça e gênero. Na oportunidade, o gestor enalteceu o trabalho e empenho dessas mulheres à frente das causas sociais, protagonizando importantes lutas na cidade do Crato. “Vocês são muito merecedoras dessa homenagem. Nos inspiram, e que isso sirva de exemplo para todas as pessoas. Que possamos seguir avançando por um Crato mais justo”, disse.
As agraciadas agradeceram a comenda e destacaram a importância da medalha para enaltecer uma luta tão relevante para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo no município do Crato. O hino do Crato foi tocado pela musicista Larissa, integrante da Banda de Música.
Também estiveram presentes na entrega, a secretária de Direitos Humanos, Zuleide Queiroz; a vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Valéria Carvalho; a secretária executiva do Gabinete, Cleia Feitosa; secretários municipais; o vereador Luís Carlos Saraiva; e representantes de movimentos sociais, conselhos municipais e coletivos.
Texto: Liz Bitu
Deixe um comentário