O Estado ficou em 4º lugar entre os estados brasileiros
O turismo no Ceará segue em alta e fortalece cada vez mais sua força no cenário nacional. Segundo dados do Índice de Volume das Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado registrou crescimento de 5,7% em junho, desempenho acima da média nacional (4,1%) e regional (1,6%), considerando os estados nordestinos pesquisados.
Para o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, os resultados refletem a constância de um trabalho que une investimentos, promoção e diálogo com o trade. “Esses números mostram que o Ceará não cresce por acaso. Sob a liderança do Governador Elmano de Freitas, estamos trabalhando para sempre ampliar nossa infraestrutura, divulgar nosso destino e qualificar nosso atendimento. O resultado é mais turista chegando, mais dinheiro circulando, mais oportunidades para os cearenses.”
Pesquisa Mensal de Serviços
O Índice de Volume das Atividades Turísticas é calculado pelo IBGE por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e funciona como um “termômetro” do setor, medindo a variação na quantidade de serviços turísticos prestados no Brasil. No cálculo, entram segmentos como transporte aéreo e rodoviário de passageiros, hospedagem, agências de viagem e operadoras de turismo, atividades culturais, esportivas e de lazer, além do aluguel de veículos para turistas.
Nos últimos 12 meses, o avanço também impressiona: alta de 8,3%, a frente de 6,1% do Brasil e 5,4% no Nordeste.
A expectativa do Governo do Estado é de que os números sigam crescendo, especialmente pelo aumento no número de novos voos. Apenas em 2025 já foram anunciados quatro novos voos internacionais e cinco nacionais.
Por Setur
Deixe um comentário