Um dos maiores encontros culturais do Brasil, a Mostra Sesc Cariri de Culturas acontece nos dias 21 a 24 de agosto, levando ao público uma programação cultural diversa, destacando artistas contemporâneos ao mesmo tempo em que valoriza as tradições. Em 2025, a Mostra traz o tema Arqueologia Social Inclusiva, com apresentações gratuitas nos 28 municípios do Cariri e em quatro cidades do Centro-Sul: Iguatu, Icó, Orós e Umari.
O tema deste ano reafirma a força do território, a continuidade dos saberes e a celebração da cultura em suas múltiplas formas. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, é um assunto que está sendo abordado desde o início da candidatura da Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio Dá Humanidade, que concorre à chancela de Patrimônio Mundial Misto pela Unesco.
“O tema destaca tudo o que a Chapada do Araripe tem de mais especial. A cada edição, a Mostra Sesc reforça porque é uma das maiores celebrações da arte e da cultura do Cariri. Juntamente com o Senac, que participa com o Festival Mistura, a programação ganha ainda mais ações nas áreas da Moda, Gastronomia, Turismo, Saúde e Beleza. Ou seja, é um evento que conecta pessoas, forma público e amplia horizontes. Já virou tradição e é parte importante do calendário cultural da região do Cariri”, ressalta Luiz Gastão.
Programação
Neste ano, a programação contará com 216 grupos, 326 ações nas linguagens de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Biblioteca, Expressões da Tradição, Literatura, Música e Ações Formativas envolvendo 2.373 artistas, músicos, escritores, contadores de histórias, mestres e brincantes da tradição.
As apresentações reúnem artistas nacionais e locais, disponibilizando ao público atrações para todas as idades. Dentre os destaques, o show Todas Elas da cantora Vanessa da Mata, que acontecerá no sábado, dia 23 de agosto, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, na cidade do Crato, a partir das 20h. Em seguida, sobe ao palco o cantor e compositor Luiz Fidelis. Os ingressos estão à venda no Sympla, nos valores de R$ 60,00 a inteira e R$ 30,00 a meia-entrada. Parte da arrecadação será destinada ao Programa Mesa Brasil, uma iniciativa do Sesc que combate a fome e ao desperdício de alimentos, atuando como uma rede de bancos de alimentos em todo o País.
Outros nomes também são destaques, como o músico e compositor brasileiro de músicas para os programas de TV, entre os quais Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum, Hélio Ziskind, um dos artistas que compõem a programação infantil no evento.
A Mostra também terá o ator, professor e diretor de teatro, Amir Haddad; a cacique Mbya Guarani Juliana Kerexu da ilha da Cotinga, do litoral do Paraná, que apresentará uma coletânea de poesias e poemas; o cantor-compositor, Fausto Fawcett; a artista Zaba Moreau; o cantor e compositor cratense Abidoral Jamacaru; e muitos outros.
Como parte da programação, o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc inaugura mais um museu orgânico na Região, no sábado, dia 23 de agosto, dessa vez, no município de Barbalha. O Museu Orgânico Fábrica de Mosaicos Mestre Jaime, será um reconhecimento ao mestre Jaime, um artesão que mantém viva a fabricação de mosaicos (ladrilho hidráulico).
Mistura Senac
O Senac participa da Mostra por meio de cinco segmentos de atuação: Saúde e Beleza, Moda, Gastronomia, Turismo e Tecnologia. É o Festival Mistura Senac, que mais um ano chega promovendo uma verdadeira mistura de linguagens, movimentando toda a cadeia produtiva local. Ele acontecerá em Juazeiro do Norte, na Praça La Favorita, nos dias 21 a 23 de agosto, das 17h às 22h.
A Gastronomia vai proporcionar aulas demonstrativas com instrutores e convidados, que realizarão o prato passo a passo e oficinas de atividades práticas em que os participantes aplicam os conhecimentos e técnicas apresentados pelos instrutores.
Na Moda, o Mistura vai contar com três desfiles que são frutos dos projetos integradores dos cursos de Estilista de Moda, Modelista e Costureiro. O público vai poder conferir a Coleção Sertões Místicos – produzida pelos alunos do Senac Iguatu, a Coleção Alvorecer do Sertão – dos alunos do Senac Sobral e a Coleção Pachamama – de autoria dos alunos do Senac Juazeiro
Deixe um comentário