O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará completa 100 anos em agosto de 2025
Em homenagem a uma das profissões mais admiradas pela população, o Governo do Ceará celebrou, nesta quarta-feira (2), o Dia Nacional dos Bombeiros. A cerimônia foi realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Fortaleza.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância da profissão de bombeiro militar para a população. “Hoje é um dia de muita honra, ainda mais para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, que em agosto completa 100 anos. Então, temos que agradecer a cada bombeiro do Estado do Ceará pelas vidas salvas, pela dedicação de cada um, seja em incêndios, desabamentos, afogamentos, tudo é enfrentado com muita coragem e determinação. Portanto, é um dia de nós agradecermos pelos serviços prestados à população cearense”, pontuou.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Alzir Chaves, ressaltou a importância da corporação para a pasta da segurança pública. “Estamos aqui para agradecer pelo brilhante trabalho que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará presta a nossa sociedade. São verdadeiros heróis do dia a dia, que estão sempre à disposição da nossa população para entregar a vida, se necessário, em prol da segurança. São verdadeiros guardiões”, ressaltou o secretário.
Corpo de Bombeiros mais forte
O coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto, agradeceu a corporação pelo trabalho árduo diário. “Estamos prestes a nos tornarmos centenários, e estamos aqui para reafirmar nossa lealdade ao povo cearense”, enfatizou. O coronel também agradeceu ao Governo do Ceará pelos investimentos realizados nas forças de segurança.
“O Corpo de Bombeiros vive uma fase de profunda transformação e fortalecimento institucional. Temos celebrado com muito orgulho e carinho a reestruturação organizacional, a modernização das nossas funções, são investimentos fundamentais para cada bombeiro militar”, pontuou o comandante-geral.
Desde o início da gestão, já foram promovidos 463 bombeiros militares. “Com esses investimentos, vamos aumentar o poder efetivo de nossas ações e trazer mais eficiência nas respostas e mais segurança para os cearenses”, enfatizou.
Apenas na atual gestão foi sancionada lei que cria a Diária de Reforço ao Serviço Operacional (DRSO) para policiais militares, civis e penais e bombeiros militares; também foi entregue o Cartão Fardamento a policiais e bombeiros militares, totalizando um investimento de mais de R$ 24 milhões.
A corporação também foi beneficiada pela assinatura do decreto que autoriza a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará. A iniciativa contará com criação de novos batalhões, departamentos, diretorias e formação de profissionais.
Celebrar parcerias
Além de celebrar os bombeiros, a cerimônia homenageou militares e civis que se destacaram por seus serviços e contribuições a corporação e a sociedade cearense. Entre os homenageados estavam o governador Elmano de Freitas; o secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri; e outras autoridades.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, homenageado com o Machadinho Simbólico, enfatizou a credibilidade que a instituição CBMCE carrega junto à sociedade. “Não posso deixar de ressaltar todo o trabalho que o Corpo de Bombeiros realiza aqui em nosso Estado, aqui na nossa Capital, e essa credibilidade e confiança que essa corporação detém junto à sociedade cearense”, finalizou.
Deixe um comentário