Encontro de Gestores Ambientais 2025: Sema promove diálogo com municípios para fortalecer políticas ambientais no Ceará

Na manhã desta segunda-feira (26), gestores ambientais dos municípios do Ceará participaram do Encontro de Gestores Ambientais 2025: Fortalecendo o Diálogo para a Sustentabilidade Local, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). O evento, realizado no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, teve como objetivo apresentar as políticas estaduais de meio ambiente, fortalecer o diálogo entre os gestores municipais e o Governo do Estado, além de facilitar o acesso dos municípios aos programas e projetos executados pela Sema.

Durante a abertura, a secretária da Sema, Vilma Freire, destacou os principais programas da pasta, enfatizando que as políticas ambientais são construídas de forma coletiva. “Este é um momento de encontro com todos que constroem a agenda ambiental dos municípios. Juntos, vamos alinhar essas discussões, dialogar e construir uma aliança forte, verdadeira, coesa e efetiva”, afirmou.

A secretária também ressaltou a importância da participação dos prefeitos no evento: “Quando vejo um prefeito ou prefeita presente em um momento técnico como este, entendo que estão reafirmando o compromisso com a pauta ambiental. Juntos, estamos construindo uma agenda prioritária para todos nós.”

Estiveram presentes os prefeitos Marcos Norjosa (Pacoti), Lucas Arruda (Mulungu), Charlyne Cunha Freire (Alcântaras), Moésio Loiola de Melo (Campos Sales), Paulo George de Sousa Saraiva (Choró), Elany Kelly Moreira Marques (prefeita interina de Senador Sá), Virgínia Souza Aguiar (Groaíras) e Marcos Robério Ribeiro Monteiro Filho (Itarema).

De portas abertas

João Gabriel Laprovítera Rocha, titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semac) – Autoarquia vinculada à Sema, fez questão de destacar que todos os presentes tinham objetivos comuns e que as relações entre Estado e municípios devem ser fortalecidas. “A Semace estará sempre de portas abertas, estreitar o diálogo com os municípios será uma uma prioridade”, declarou. Ele ainda ressaltou a importância de trocar ideias, experiências e que cada vez mais possa aperfeiçoar esse processo para a execução de uma política estadual cada vez mais eficiente e sustentável, voltada ao meio ambiente.

Para Elano Damasceno, presidente da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), o encontro reforça a necessidade de institucionalizar o debate sobre políticas públicas. Ele apontou os Consórcios de Gestão de Resíduos Sólidos como o melhor caminho para garantir autonomia municipal. “Mas ainda precisamos engajar prefeitos e demais autoridades. É fundamental o apoio deles para que todos compreendam a importância de um consórcio público no manejo dos resíduos sólidos”, defendeu.

“É bom ter esse diálogo”

O secretário de Meio Ambiente de Acaraú, José Itamar Ferreira Gonçalves, compartilhou suas expectativas com o evento. “É muito importante saber como desenvolver e preservar ao mesmo tempo, especialmente em municípios como o nosso, que estão em áreas costeiras”, disse, mencionando o destaque do município com o projeto Mais Vida e Menos Lixo.

Já Jânio Gleidson Loiola Sena, secretário de Meio Ambiente de Parambu, elogiou a iniciativa da Sema: “Este encontro é fundamental. Quem está mais distante muitas vezes não tem tanto vínculo com o Estado, e essa aproximação aprimora nosso trabalho em nível local”, afirmou.

Atendimentos personalizados

Após a abertura, os coordenadores da Sema — Patrícia Jacaúna (Biodiversidade), Fábio Gusmão (Desenvolvimento Sustentável) e Ulisses Rolim (Educação Ambiental e Articulação Social) — apresentaram os principais projetos, programas e ações de suas áreas.

À tarde, o encontro continuou no Anexo II da Assembleia Legislativa, com atendimentos individualizados realizados por técnicos da Sema e da Semace, voltados ao esclarecimento de dúvidas e ao estímulo de novas parcerias. Também houve um momento de diálogo entre representantes dos Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos e a equipe técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável.

O evento contou com a presença de 236 participantes, representando 119 municípios cearenses.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos