Suspeita de gripe aviária é investigada em criação doméstica no município de Salitre, no Cariri cearense

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga uma suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma criação de aves de subsistência no município de Salitre, no Cariri. O caso faz parte de um conjunto de seis investigações em andamento no país, sendo quatro delas em propriedades familiares sem fins comerciais.

Apesar de não representar risco imediato à produção comercial, a suspeita em Salitre reforça o alerta das autoridades sanitárias quanto à disseminação da doença no território brasileiro, especialmente em ambientes rurais e de criação doméstica.

Além do caso cearense, outras três suspeitas envolvem aves criadas em propriedades de subsistência nos municípios de Triunfo (RS), Nova Brasilândia (MT) e Gracho Cardoso (SE). Já as investigações mais sensíveis, por envolverem granjas comerciais, ocorrem nos municípios de Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO).

O Mapa segue monitorando os focos suspeitos e reforçando medidas de biossegurança, principalmente em regiões com presença de aves migratórias e em áreas rurais. Até o momento, não há registro de transmissão da doença para seres humanos no Brasil.

Confira abaixo onde estão localizadas as investigações em andamento:

  • Aguiarnópolis (TO) – granja comercial;
  • Ipumirim (SC) – granja comercial;
  • Triunfo (RS) – produção doméstica para subsistência;
  • Nova Brasilândia (MT) – produção doméstica para subsistência;
  • Gracho Cardoso (SE) – produção doméstica para subsistência;
  • Salitre (CE) – produção doméstica para subsistência.