Em Juazeiro do Norte, estudantes do 5º ano da EEFTI. Lili Neri estão participando de formações em filosofia promovidas pelo LIFICA – Laboratório de Investigações Filosóficas com Crianças e Adolescentes. As atividades são realizadas por meio do Projeto Águia, que busca incentivar o pensamento filosófico e crítico desde os primeiros anos escolares. A formação começou na última terça-feira, 6, e deve acontecer semanalmente na escola até o final de maio.
As vivências estimulam o diálogo, a escuta ativa e a argumentação, promovendo a construção coletiva do conhecimento. Por meio de rodas de conversa, dinâmicas e reflexões, a filosofia é abordada de maneira acessível, favorecendo o despertar da curiosidade, da autonomia intelectual e do questionamento crítico sobre o mundo e sobre si mesmos. A gestora da escola, Elisângela Melo, explica que o projeto foi bem recebido pelos estudantes, que participaram ativamente da iniciativa.
De acordo com a mediadora do LIFICA e mestranda em filosofia, Thavilla Oliveira Lopes, o projeto transforma a sala de aula em um grande laboratório e “esse laboratório é um espaço que desafia os alunos a pensarem para além do conteúdo acadêmico, pensando a filosofia fora da caixa. São momentos que os incentivam a se compreender enquanto seres pensantes e isso renova a autoestima deles enquanto crianças e estudantes, e ampliam seus conhecimentos”, destaca a professora.
Além de fazer parte do Educa Juazeiro: Mais aprendizagem, essas iniciativas fortalecem a prática filosófica na educação básica e reconhecem a capacidade das crianças e adolescentes de pensar, argumentar e transformar suas realidades. Com o apoio do LIFICA e do Projeto Águia, a gestão municipal avança na formação de sujeitos mais conscientes, críticos e participativos.
Deixe um comentário