Ceará recebe a primeira edição presencial da Caravana da Inovação

O Ceará é o primeiro estado a receber a etapa presencial da Caravana da Inovação, iniciativa promovida pelo Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (Labori/AGU). A abertura do encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (7), com a presença do procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes, que representou o Governo do Estado; do advogado-geral da União, Jorge Messias; entre outras autoridades.

A Caravana da Inovação reúne advogados públicos para atividades de qualificação, com uma pgramação voltada à disseminação de metodologias de gestão aplicáveis às procuradorias estaduais e municipais.

“Momentos como este são de grande relevância, pois simbolizam a integração e a unidade da advocacia pública”, afirmou o procurador-geral do Estado do Ceará, Rafael Machado Moraes. Ele também ressaltou a importância da inovação como instrumento para melhorar os serviços prestados à população. “A inovação vem para fortalecer a advocacia e contribuir para que nossas entregas, que chegam diretamente à ponta, sejam feitas com mais eficiência, produtividade, qualidade, agilidade e com a governança preservada”, completou.

Iniciado há um mês, em ambiente virtual, o projeto entra agora em sua fase presencial, com o objetivo de fomentar uma rede de colaboração entre procuradorias públicas. A proposta é compartilhar experiências inovadoras nas áreas de tecnologia, gestão de dados e uso de ferramentas como, por exemplo, a Inteligência Artificial.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, destacou o potencial do Ceará no campo da inovação. “Quando falamos de inovação, eu acredito que não há lugar mais propício para abrir a mente do que a terra do sol”, brincou. Segundo Messias, o atual momento do Ceará no processo de inovação, tanto do ponto de vista da sociedade quanto das instituições públicas, é resultado de iniciativas iniciadas no passado. “Estamos colhendo agora o que foi plantado lá atrás, sobretudo na área da educação. Acredito que essa foi a grande razão pela qual o estado do Ceará se tornou essa potência em inovação”, concluiu.

A escolha do Ceará como sede da primeira edição presencial da Caravana da Inovação está relacionada, ainda, à colaboração já existente entre as esferas estadual e municipal, o Ministério Público, os tribunais e as iniciativas de inovação das próprias procuradorias, como o uso de plataformas de gestão, a integração de sistemas com o Judiciário e a automação de processos. O estado também se destaca pelo engajamento dos profissionais com os temas abordados, registrando mais de 160 procuradores interessados no evento deste o primeiro anúncio.

Programação

O evento continua no Centro de Eventos do Ceará (CEC) na tarde desta quinta-feira (8) e segue até sexta (9), com debates e palestras com especialistas em inovação, direito e tecnologia; oficinas práticas para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da advocacia pública; e apresentação de cases de sucesso, ferramentas de IA e outras tecnologias na área jurídica.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos