Pontos de Cultura de Juazeiro do Norte articulam criação da Política Municipal Cultura Viva

Nesta terça-feira (06), a Associação Movimentos sediou a reunião dos Pontos de Cultura de Juazeiro do Norte, com a participação de representantes da AVBEM, Associação de Capoeira Gunga, Médio e Viola, Ponto Cultura Pop, Reisado Padre Cícero, Pai Assis e Hip Hop Cariri. O encontro teve como pauta principal a criação da Política Municipal Cultura Viva, que é a Lei que trata dos Pontos de Cultura.

Atualmente em vigor no Crato, a Lei Cultura Viva é uma política pública destinada aos Pontos de Cultura, fortalecendo suas ações e garantindo apoio institucional. Durante a reunião, foi destacada a importância de sua criação em Juazeiro do Norte, seguindo o exemplo de outras cidades cearenses, como Russas, Pacajus e Morada Nova. O Crato foi pioneiro na região, instituindo a lei em 2021.

Como encaminhamento, os participantes definiram uma agenda mensal, com encontros presenciais e virtuais, para acelerar o processo de aprovação da lei no município. Representantes da Comissão Cearense do Cultura Viva também contribuíram, repassando a minuta da lei para análise e adaptação local.

Beth Fernandes, do Ponto de Cultura Movimentos destaca a importância da implementação da Política Municipal Cultura Viva para o município e acrescenta que o movimento pretende conquistar a Lei ainda esse ano. Beth Fernandes argumenta a necessidade também de se ter uma representatividade dos Pontos de Cultura no Conselho Municipal de Políticas Culturais.

*Sobre o Cultura Viva*
Criado em 2004 como programa do governo federal, o Cultura Viva foi elevado à categoria de Política de Estado em 2014. No Ceará, a lei foi sancionada em 2018, incentivando municípios a desenvolverem suas próprias legislações. A iniciativa visa reconhecer e fomentar a diversidade cultural, apoiando grupos e comunidades tradicionais por meio dos Pontos de Cultura.

Com a articulação em Juazeiro do Norte, os Pontos de Cultura buscam fortalecer suas redes e garantir direitos, ampliando o acesso à cultura e à cidadania na região do Cariri.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos