Mesmo com derrota, Barbalha escapa do rebaixamento e se mantém no Campeonato Cearense Série A

Por João Marcelo Silva

Foi no sufoco, o torcedor barbalhense teve que ficar de olho na outra partida e torcer até o fim, mas o Barbalha conseguiu a tão almejada permanência na elite, e seguirá disputando o Campeonato Cearense Série A na próxima temporada. Na noite desta sexta-feira, a Raposa entrou em campo contra a equipe do Horizonte, no estádio Domingão, e foi derrotado pelo placar de 2 a 1. Tico Baiano marcou os dois gols do Horizonte, e Nino descontou para o Barbalha. Mesmo com a derrota, o Barbalha conseguiu se livrar do rebaixamento, graças a vitória do Atlético Cearense por 1 a 0 contra o Caucaia.

Como foi o jogo

Em um primeiro sem grandes oportunidades, a emoção da partida ficou toda para a etapa final. Aos 10 minutos do segundo tempo, o Horizonte cobrou falta de longe, Jeff rolou a bola para Tico Baiano, que mandou uma bomba, a bola desviou de leve na zaga barbalhense, matando qualquer chances de defesa para o goleiro da Raposa, 1 a 0. Na marca dos 20 minutos, o Horizonte teve outra oportunidade na bola parada, novamente em cobrança de falta. O mesmo Tico Baiano foi para cobrança, e bateu direto, a bola passou por cima da barreira e foi morrer na rede, segundo gol da equipe mandante, o segundo de falta.

Minutos mais tarde, na outra partida decisiva do quadrangular, o Atlético Cearense abriu o placar contra o Caucaia, no estádio Raimundão. A vitória parcial por 1 a 0 para o Atlético mandava o Barbalha para a 3ª posição, por conta do número de gol marcados. A Raposa Caririense precisava de pelo menos um gol para voltar ao 2º lugar e evitar o trágico rebaixamento. Foi justamente o que aconteceu na altura dos 31 minutos, quando Nino recebeu passe em profundidade e ficou cara a cara com o goleiro para marcar e diminuir para a equipe caririense, fazendo o torcedor do Barbalha respirar aliviado.

Nos minutos finais, os resultados se mantiveram e foram suficientes para decretar a permanência da Raposa do Cariri na Série A.

Fala Jogador

Alan Victor, um dos destaques do Barbalha na campanha do Cearense 2024, comentou, em entrevista à Federação Cearense de Futebol, a conquista da permanência na elite do estadual: “não foi fácil, não era pra gente estar nessa situação, mas as coisas são como Deus quer. Mesmo com o resultado negativo, a gente conseguiu permanecer na primeira divisão, conseguimos o objetivo, então estou muito orgulhoso. Se Deus quiser viremos mais fortes em 2025”, disse o jogador.

Como fica

Com o término das seis rodadas do Quadrangular de Rebaixamento, a classificação final ficou a seguinte: Horizonte, líder isolado, além de se livrar da degola, conquista uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D de 2025; o Barbalha mantém a 2ª posição e também escapa do rebaixamento; Atlético Cearense e Caucaia estão rebaixados e jogam o Cearense Série B na próxima temporada.

# Clube  J   V  E  D  Gols  SG  Pts
Horizonte FC  6  3  3  0   6:3   3   12
Barbalha FC  6  2  1  3   6:7  -1   7
FC Atlético Cearense  6  2  1  3   7:9  -2   7
Caucaia EC  6  1  3  2   5:5   0   6