Morre a atriz Jandira Martini, intérprete de Zoraide em “O Clone”, aos 78 anos

Por Leonardo Henrique

A atriz Jandira Martini morreu, nesta terça-feira (30), aos 78 anos em São Paulo. A informação foi confirmada pelo ator Marcos Caruso, amigo pessoal e parceiro de trabalho de Jandira, em suas redes sociais.

Embora a causa da morte não tenha sido divulgada, o jornal O Globo informou que a artista vinha lutando, há alguns anos, contra um câncer de pulmão. O corpo de Jandira será velado ainda nesta noite, em São Paulo, numa cerimônia reservada a amigos e familiares.

Natural de Santos (SP), Jandira Martini era formada em Letras e em interpretação teatral. Iniciou sua carreira na televisão na década de 1960, realizando pequenos papéis, até chegar ao seu primeiro trabalho de destaque, como a poderosa e rígida Teodora Abdalla, na novela “Sassaricando” (1987), da TV Globo.

Jandira também participou das novelas “Ana Raio e Zé Trovão” (1990), na extinta Rede Manchete, e “Éramos Seis” (1994), no SBT. Em janeiro de 2001, voltou para a Globo, onde fez a minissérie “Os Maias” e, em outubro daquele mesmo ano, se destacou como a empregada Zoraide, na novela “O Clone”.

A atriz ainda fez as novelas “América” (2005); “Desejo Proibido” (2007), “Escrito nas Estrelas” (2010) e “Morde e Assopra” (2011), nesta, interpretando a vilã Salomé. Sua última aparição na tevê foi na série “Viver do Riso” (2018). No cinema, teve seu último trabalho no filme “Uma pitada de sorte” (2022).