Delegado de Aurora que bateu em mulher é denunciado pelo MP por vários crimes

Por Leonardo Henrique

Nesta segunda-feira (8), o Ministério Público do Ceará (MPCE) denunciou, através da promotoria de Justiça, o delegado Paulo Hernesto Pereira Tavares pelos vários crimes cometidos no dia 11 de novembro de 2023, tanto em Aurora, como em Brejo Santo.

A promotoria acusa Paulo de embriaguez ao volante, lesão corporal leve contra três pessoas, resistência à prisão, calúnia contra funcionário público, ameaça e desacato de funcionária pública do Samu. 

O delegado de Aurora também foi acusado de induzir falso testemunho. O MP ainda denunciou Raimundo Josiano Vasques Felix e Clayton Silveira de Brito Alves por mentirem em depoimento sobre o caso.

Na denúncia, o MP pede a manutenção da detenção de Paulo Hernesto, fundamentando as acusações através de declarações fornecidas por vítimas e testemunhas, pelos policiais que atenderam a ocorrência e imagens das câmeras de videomonitoramento.

Relembre o caso
No dia 11 de novembro de 2023, o delegado deu um tapa no rosto de uma mulher, depois de quase atropelá-la após uma festa, em Aurora. A cena foi registrada em vídeos amplamente compartilhados nas redes sociais.

Depois disso, Paulo Hernesto teria resistido à ordem de prisão, ameaçado e desacatado outros policiais, bem como induzido pessoas a prestar falso testemunho.

Após ter sido preso e levado para a delegacia de Brejo Santo, Paulo também desacatou os agentes da unidade. Ele ainda foi flagrado urinando numa viatura da Polícia Civil. 

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Ceará, na época, abriu procedimento disciplinar contra Paulo Hernesto, pela conduta indevida. Desde então, ele permanece afastado das funções e preso.