Por Agência News Cariri
Nesta quinta-feira (5), representantes das defesas civis das cidades de Barbalha, Caririaçu, Crato e Juazeiro do Norte se reuniram na sede da Secretaria de Segurança Pública juazeirense, para elaborar um plano de ação que previna e combata incêndios no Cariri. Também participaram do encontro representantes da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju).
Os frequentes registros de queimadas em vegetação, especialmente neste período de intenso calor na região, foram alvos dos debates para encontrar alternativas. Dentre as possíveis soluções, estão oficializar a Defesa Civil do Ceará, para integrá-la neste grupo, além de estruturar as entidades com as brigadas municipais e criar uma Delegacia de Meio Ambiente no Cariri.
Está sendo pensada, pelo grupo, a junção de outros municípios no plano de combate aos incêndios, para que se torne uma política pública contínua. Para o superintendente da Amaju, Eraldo Oliveira, uma das medidas a serem adotadas é a punição aos responsáveis pelos incêndios. Segundo Eraldo, as queimadas e a fumaceira são problemas de saúde pública