Por Leonardo Henrique
Nos próximos dias, o Brasil deve vivenciar uma intensa onda de calor. Segundo a MetSul Meteorologia, as altas temperaturas serão sentidas nas cinco regiões do país, variando entre 40ºC e 45ºC.
O fenômeno deve causar, ainda, quebras de recorde em temperaturas máximas em algumas localidades brasileiras. Uma massa de ar quente cobrirá o país, sendo que o pico de calor se dará entre o fim desta semana e o início da próxima. O alerta fica para os cuidados com a saúde neste período, especialmente crianças e idosos.
No Ceará, as temperaturas ficam no entorno de 35º C. Na Bahia, Piauí, Maranhão, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins, os termômetros chegarão à casa dos 40º C.
No interior de São Paulo, os picos de calor chegam a 40º C, enquanto na capital, há previsão de que as máximas girem em torno de 37º C a 39º C.
Até o momento, a maior temperatura registrada em todo o Brasil foi na cidade de Nova Maringá (MT), que, nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, atingiu o recorde de 44,8º C. Esse marco pode ser superado, segundo a MetSul, com a onda de calor prevsita para esta semana.