Por Agência News Cariri
Juazeiro do Norte celebra, neste 15 de setembro, a solenidade da padroeira do município, Nossa Senhora das Dores, que marca o encerramento das festividades e da romaria que atrai milhares de romeiros. Entre os ritos, estão a missa de conclusão da festa e a tradicional despedida dos peregrinos, com a bênção do chapéu na Basílica Santuário dedicada a “Mãe das Dores”, ao meio-dia.
Já por volta das 17h, terá início a grande procissão, pelas principais ruas do centro de Juazeiro do Norte, com a imagem da padroeira em destaque. O itinerário parte da Basílica, seguindo pela rua Padre Cícero. Depois, o cortejo percorre as ruas Alencar Peixoto e São Pedro, retornando ao patamar do santuário de Nossa Senhora das Dores, onde ocorrerá a bênção do Santíssimo Sacramento e o show pirotécnico.
Durante a procissão, diversas fanfarras, entidades religiosas e sociais, além das autoridades, da população juazeirense e dos romeiros aguardam, nas calçadas, pela passagem do cortejo que conclui a festa de Nossa Senhora das Dores, celebração esta que se consolida como uma das maiores romarias do ano, na maior cidade da região do Cariri.
Confira a programação de encerramento da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores na Basílica Santuário:
5H – Santa Missa
7h – Santa Missa
9h – Missa Solene de encerramento, com o bispo de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes
12h – Bênção do chapéu e despedida dos romeiros
15h – Santa Missa
17h – Procissão com o andor de Nossa Senhora das Dores
18h30 – Retorno à Basílica e bênção do Santíssimo Sacramento
19h – Show pirotécnico