Salitre despenca no ranking que mede a qualidade da saúde pública

Por Gadelha Filho

Ranking Previne Brasil, do Ministério da Saúde comprova piora nos índices de atendimento entre 2019 e 2023

A saúde do município de Salitre despencou no ranking de avaliação estadual e nacional do Previne Brasil, do Ministério da Saúde. É o que aponta o relatório do primeiro quadrimestre de 2023 do programa que avalia, a cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na Atenção Primária à Saúde.

Em um intervalo de quatro anos, o município que terminou 2019 em 5º lugar no Ceará e na posição de 304 a nível Brasil, na última avaliação publicada do primeiro quadrimestre de 2023 mostra uma queda acentuada no ranking de desempenho. Hoje, Salitre se encontra na posição 116 em nível estadual e a nível nacional ocupa apenas o 1776º lugar.

Uma perda significativa para um município que tem muitos desafios.

O Indicador Sintético Final (ISF) soma o desempenho de sete indicadores sobre o serviço prestado à população pela Atenção Primária.

O programa nacional Previne Brasil, além de medir a qualidade dos serviços de saúde básica oferecidos à população e serve de parâmetro para o financiamento das ações municipais.

“É importante destacar que a pontuação vai além de números, e representa também piora na oferta de saúde para a população.