Presidente da Câmara, Capitão Vieira articula políticas públicas para a comunidade surda de Juazeiro do Norte

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Capitão Vieira Neto (PTB) encampa pleito que visa a elaboração de um conjunto de políticas públicas para a comunidade surda do município. O chefe do executivo se reuniu com representantes da Associação dos Surdos de Juazeiro do Norte para dialogar sobre as principais reivindicações do grupo.

As demandas foram levadas à tribuna da Casa durante a sessão ordinária da última quinta-feira (15). Em seu pronunciamento, Capitão Vieira cobrou a aplicação da Lei nº 3.656, de 26 de março de 2010, que torna obrigatória a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino, bem como a oferta de tradutores e intérpretes.

“Muitos alunos não conseguem estudar porque não têm intérpretes de Libras nas escolas. O IBGE aponta que o número de surdos em Juazeiro do Norte passa de 10 mil. É um absurdo não ter uma política voltada para essas pessoas”, disse o presidente. 

A problemática será tratada com mais amplitude numa audiência pública marcada para o dia 5 de julho, às 9h30. Serão convidados comunidade surda, gestão municipal, Ministério Público (MP) e demais autoridades envolvidas no assunto. “Depois dessa audiência pública se o município não cumprir a lei, a Câmara vai ingressar com ação judicial para que o município seja obrigado a cumprir”, reforça Capitão Vieira.

Na audiência, também será debatida a construção de uma escola bilíngue em Juazeiro do Norte. Em seu discurso, Capitão Vieira se comprometeu a procurar deputados estaduais e federais para juntos levarem a reivindicação ao ministro da Educação, Camilo Santana. “Nós queremos buscar essa audiência com o ministro para mostrar a necessidade da instalação dessa escola bilíngue”, acrescentou.

Outra pauta defendida pelo presidente é a construção de uma Casa da Criança e do Adolescente em Juazeiro do Norte. Recentemente, ele solicitou ao deputado estadual Davi de Raimundão a articulação de esforços para a construção do equipamento. A demanda será levada ao governador Elmano de Freitas e à secretária da Proteção Social, Onélia Santana.