Conta de luz terá redução média de 5,87% no Ceará a partir desta quarta-feira (26)

A conta de energia elétrica terá redução média de 5,87% para os consumidores da Enel Distribuição Ceará a partir desta quarta-feira (26). A mudança ocorre após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar a incorporação de recursos da repactuação do Uso de Bem Público (UBP) nas tarifas da distribuidora.

Para os consumidores de baixa tensão, que representam cerca de 86% dos clientes da Enel no estado e incluem residências e pequenos comércios, a redução estimada será de 6,65%. Já os consumidores de média e alta tensão, como indústrias e grandes estabelecimentos comerciais, terão redução estimada de 3,29%.

A medida será viabilizada pela destinação de aproximadamente R$ 484,6 milhões à Enel Ceará. Os recursos são provenientes da repactuação de valores relacionados ao direito de exploração de potenciais hidráulicos de determinadas usinas hidrelétricas.

Os valores arrecadados com a repactuação são direcionados para reduzir as tarifas de consumidores atendidos por distribuidoras das regiões abrangidas pela Sudam e pela Sudene, incluindo o Ceará. Segundo a Enel, fatores como os encargos setoriais, especialmente a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), o aumento dos custos de compra de energia e o encerramento de ajustes temporários aplicados em 2025 também influenciaram a composição das tarifas.