O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagrou, nesta quarta-feira (1º), a Operação Coluna Sul, considerada a maior da história do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). A ação tem como objetivo desarticular a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) dentro e fora dos presídios e cumpre 320 ordens judiciais em seis estados brasileiros.
Ao todo, estão sendo executados 151 mandados de prisão temporária e 169 de busca e apreensão em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A operação é um desdobramento das investigações iniciadas na Operação Maserati e mira suspeitos de integrar a facção criminosa, envolvidos em crimes como tráfico de drogas, homicídios, organização criminosa, associação para o tráfico e porte ilegal de armas.
Em São Paulo, há mandados sendo cumpridos em unidades prisionais da capital e do interior. Já no Paraná, um dos alvos reagiu à abordagem policial, houve troca de tiros e o suspeito morreu, conforme informou o Ministério Público.
A ofensiva mobilizou uma grande estrutura de segurança. Somente em Santa Catarina, participaram 103 integrantes do Gaeco, cerca de 552 agentes de segurança pública, 198 viaturas e dois helicópteros. O material apreendido será encaminhado para perícia da Polícia Científica, enquanto as investigações seguem sob sigilo.
Batizada de Operação Coluna Sul, a ação faz referência ao nome utilizado pelo próprio PCC para designar a região estratégica formada pelos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, considerada fundamental para a expansão e o fortalecimento da facção no Sul e Centro-Oeste do país.









Deixe um comentário