Fernando Santana deixa Secretaria de Recursos Hídricos e destaca avanço de obra da transposição em Barbalha

O ex-secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Santana, anunciou sua saída do cargo destacando um balanço positivo da gestão, com ênfase no andamento das obras da transposição do Rio São Francisco no município de Barbalha. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele apresentou o teste do sifão Salamanca, estrutura localizada entre as regiões das Cabeceiras e o distrito do Arajara.

Segundo Fernando Santana, mais de 15 quilômetros da obra já foram executados no trecho que passa por Barbalha. Ele destacou que o sifão Salamanca teve início após sua chegada à secretaria e foi desenvolvido ao longo de cerca de um ano e meio.

No vídeo, o ex-secretário agradeceu o envolvimento das equipes e empresas responsáveis pela execução do projeto. “Gostaria de agradecer cada colaborador e colaboradora que trabalhou nesta obra e as empresas do consórcio que faz essa obra”, afirmou. Ele também ressaltou o volume de trabalhadores e equipamentos mobilizados: “As empresas colocaram 1.500 colaboradores e 450 máquinas trabalhando aqui, com várias frentes de trabalho para que a gente pudesse finalizar essa etapa que sai das Cabeceiras”.

Fernando Santana também mencionou o apoio institucional recebido durante a execução da obra, citando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Elmano de Freitas. De acordo com ele, há expectativa de entrega da estrutura.

A obra integra o projeto de transposição do Rio São Francisco, considerado estratégico para o abastecimento hídrico em regiões do semiárido, incluindo o Cariri cearense. A iniciativa busca ampliar a segurança hídrica e reduzir os impactos da escassez de água para a população local.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos