A escola de samba Acadêmicos de Niterói ficou em último lugar na apuração do desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, e vai voltar ao grupo de acesso no Carnaval de 2027.
A agremiação homenageou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o samba-enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. A campeã do carnaval carioca foi a Unidos do Viradouro.
O rebaixamento da Acadêmicos de Niterói se configurou mesmo antes do encerramento das leituras das notas dos jurados. A escola de samba recebeu poucas notas 10 ao longo dos nove quesitos (comissão de frente, bateria, harmonia, fantasia, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, evolução e samba-enredo).
A escola da homenagem ao presidente Lula gerou polêmica e acusações de opositores, que apontam possível promoção pessoal do petista, pré-candidato à reeleição nas eleições de outubro.
Foi solicitado o impedimento para que a escola desfilasse com a temática, além de pedidos antecipados de impugnação da candidatura de Lula.
Fonte: Agência Brasil/ EBC










Deixe um comentário