Sesa implanta aplicativo Samu 360 e reduz tempo de resposta no atendimento de urgência

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou a implementação do aplicativo (App) Samu 360, que moderniza o fluxo de comunicação entre a Central de Regulação e as equipes que atuam nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará). O App, já em funcionamento em 12 municípios, tem apresentado resultados expressivos, com redução de quase 12% no tempo de resposta entre o chamado e a chegada da equipe ao local da ocorrência.

A secretária da pasta, Tânia Mara Coelho, comenta que aplicativo integra as ações de inovação e modernização conduzidas pela gestão estadual para tornar o atendimento de urgência cada vez mais ágil, seguro e eficiente. “Com o Samu 360, estamos colocando o aplicativo a serviço da vida. Essa ferramenta moderniza a nossa rede de urgência, reduz o tempo de resposta e fortalece o compromisso da Saúde do Ceará com um atendimento cada vez mais ágil, seguro e eficiente”, explica.

Ao todo, 166 veículos, entre ambulâncias de suporte básico e avançado, motocicletas de intervenção rápida e aeronaves, já contam com a tecnologia instalada. Além de receberem automaticamente as informações enviadas pela Central de Regulação, os aparelhos permitem o acompanhamento em tempo real da geolocalização dos veículos, facilitam o envio de atualizações sobre o estado do paciente durante o atendimento e tornam a comunicação entre as equipes e a Central mais direta e segura.

O superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho, explica que a ferramenta elimina etapas manuais e diminui o tempo de deslocamento das equipes. “Com o Samu 360, o chamado registrado pela Central é enviado diretamente para o veículo designado para a ocorrência.”

O gestor fala ainda que a padronização dos dispositivos também garante que todas as unidades móveis operem sob o mesmo protocolo tecnológico, aumentando a eficiência do serviço em todo o território atendido. “Antes, todo o processo era manual e demandava ligação telefônica para repassar endereço, identificação e estado de saúde do paciente. Agora, tudo chega automaticamente no aplicativo, garantindo mais agilidade e segurança na assistência”, destaca.

Segundo ele, a plataforma também permite identificar, em tempo real, qual unidade móvel está livre e mais próxima para atender cada demanda, otimizando o uso da frota e ampliando a resolutividade do serviço. “A tecnologia já mostrou impacto relevante no projeto-piloto e estamos avançando para entregar um cuidado cada vez mais rápido e resolutivo à população”, finaliza.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos