Durante a solenidade de abertura das comportas do Sifão Santana, realizada nesta quinta-feira (18), em Barbalha, Ceará, o prefeito de Nova Olinda, Leo Brito, defendeu a construção de uma barragem e de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no município. O evento contou com a presença do secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Santana, e dos prefeitos Guilherme (Barbalha) e André Barreto (Crato).
Leo Brito destacou que o projeto do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) prevê que o Lote 04, a última fase do empreendimento, seja finalizado em Nova Olinda com o deságue das águas do Rio São Francisco no leito do Rio Cariús. Ele ressaltou que a chegada das águas é uma oportunidade única que deve ser transformada em infraestrutura permanente para o município.
Atualmente, Nova Olinda e suas comunidades dependem de águas subterrâneas obtidas por poços, o que traz desafios em relação à regularidade da oferta e à qualidade, muitas vezes inadequada para o consumo. A construção de um açude, aliada a uma ETA, garantirá não apenas segurança hídrica, mas também saúde pública para a população local.
Além da preocupação com o abastecimento, o prefeito defendeu que a barragem potencializaria o desenvolvimento econômico da região. Com essa estrutura, seria possível implementar uma rede de agricultura irrigada permanente, permitindo que agricultores familiares mantivessem a produção durante todo o ano, independentemente das chuvas sazonais. Isso também beneficiaria o setor da pecuária, garantindo abastecimento disponível mesmo em períodos de estiagem. O futuro açude a ser gerado pela barragem também pode gerar fonte de trabalho e renda através da piscicultura assim como impulsionar o turismo de lazer, defende o prefeito.
Com 91% de execução física, o CAC está previsto para ser finalizado em agosto de 2026. Para Fernando Santana, secretário de Recursos Hídricos, o projeto representa um marco histórico na busca por água de qualidade e promoção da justiça hídrica no Ceará, em sintonia com as prioridades do governo federal e estadual. Santana se comprometeu em levar essa demanda do prefeito ao governador Elmano de Freitas seja por um novo projeto dentro do CAC ou de outro projeto como o “Malha D’água que é outro projeto do governo do estado no qual o município está inserido” lembrou o secretário. Com isso, Leo Brito espera que Nova Olinda não seja apenas um ponto de passagem das águas do Velho Chico, mas um verdadeiro polo de armazenamento e distribuição de recursos hídricos no Cariri.









Deixe um comentário