PF apreende R$ 400 mil em dinheiro e prende suspeitos de esquema que desviava verbas da merenda escolar no Ceará

A Polícia Federal prendeu dois homens nesta terça-feira (30) após apreender R$ 400 mil em espécie que estava sendo transportado em um carro no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. A quantia é suspeita de ter ligação com um esquema criminoso de fraudes em licitações envolvendo recursos federais destinados à merenda escolar.

De acordo com a PF, a ação ocorreu durante investigações que apuram a atuação de um grupo organizado responsável por desviar verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), repassadas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O dinheiro apreendido estaria relacionado à lavagem de recursos obtidos de forma ilícita a partir desses contratos.

As apurações indicam que o grupo fraudava processos licitatórios ao direcionar resultados para empresas previamente escolhidas, que firmavam contratos com diversos municípios cearenses. Um dos homens presos já era investigado por participação direta no esquema e por atuar na ocultação e movimentação dos valores desviados.

Durante a abordagem, os suspeitos apresentaram versões diferentes sobre a origem e o destino do dinheiro e não conseguiram justificar por que o valor não foi movimentado por meio do sistema bancário. Ambos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro do Norte e podem responder por crimes como desvio de recursos públicos, fraude em licitações, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Agência News Carri 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos