O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (11) que analisará com atenção o PL da Dosimetria quando o texto chegar ao Palácio do Planalto, mas deixou claro que Jair Bolsonaro “tem que pagar” pela tentativa de golpe que resultou na condenação do ex-mandatário a 27 anos e três meses de prisão. A declaração foi dada em entrevista à TV Alterosa, em meio às discussões sobre eventual veto presidencial ao projeto.
A Câmara aprovou na madrugada de quarta-feira (10) o projeto que reduz o tempo de cumprimento das penas aplicadas aos condenados pela trama golpista e pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A proposta também beneficia Bolsonaro, que pode ter sua pena diminuída caso a nova regra seja sancionada. O texto agora segue para análise do Senado.
Lula argumentou que Bolsonaro não estaria preso se tivesse respeitado o resultado das eleições, citando exemplos de derrotas anteriores próprias e de outros partidos. O presidente afirmou que o ex-chefe do Executivo preferiu tentar “encurtar o caminho” ao articular um golpe de Estado para permanecer no poder, o que, segundo ele, justifica a necessidade de punição.
Dentro do governo, segundo assessores, existe a avaliação de que Lula deve vetar ao menos parte do PL da Dosimetria como forma de marcar posição política. A possibilidade de veto, no entanto, enfrenta o risco de ser revertida pelo Congresso, que demonstrou amplo apoio ao texto durante sua tramitação inicial.
Agência News Cariri









Deixe um comentário