Bolsonaro passa por cirurgia e médicos avaliam bloqueio de nervo para tratar crises de soluços

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por uma cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal bilateral, realizada nesta quinta-feira (25), sem intercorrências, segundo a equipe médica. O procedimento durou cerca de quatro horas, e Bolsonaro permanece internado para acompanhamento no pós-operatório.

Além da recuperação cirúrgica, os médicos avaliam a necessidade de um novo procedimento para tratar crises persistentes de soluços. A possível intervenção é um bloqueio anestésico do nervo frênico, responsável pela inervação do diafragma, que pode ajudar a interromper os episódios, mas envolve riscos, como dificuldade respiratória temporária.

A equipe médica decidiu, inicialmente, priorizar o tratamento clínico, com ajustes na medicação e na alimentação, já que os soluços podem estar associados a problemas digestivos, como refluxo, gastrite ou esofagite. Uma nova avaliação está prevista para a próxima segunda-feira (29), quando será definida a necessidade do procedimento invasivo.

A previsão de internação é de cinco a sete dias, podendo se estender caso o bloqueio do nervo frênico seja realizado. A alta hospitalar dependerá da evolução clínica e da capacidade de Bolsonaro retomar atividades básicas de autocuidado.

Agência News Cariri


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos