O governo federal está apurando ameaças atribuídas ao Comando Vermelho contra a Subestação Belém-Marituba, no Pará, uma das principais estruturas elétricas que abastecem a região metropolitana da capital. A denúncia foi enviada ao Ministério da Justiça pela empresa responsável pela operação, Verene Energia S.A., após relatos de coação durante obras de ampliação da unidade.
Segundo a administradora, um homem que se apresentou como integrante da facção exigiu a suspensão das obras de reforço da subestação, além da paralisação diária das atividades a partir das 15h. A instalação é considerada infraestrutura crítica para o Sistema Interligado Nacional (SIN), o que elevou o nível de atenção das autoridades.
Diante das ameaças, a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública produziu um relatório e o encaminhou para a Polícia Federal, forças de segurança do Pará, Abin e o Gabinete de Segurança Institucional. A PF ficará responsável por investigar a autoria e verificar a real conexão com a facção.
A ofensiva ocorre no mesmo período em que Belém recebe a cúpula da COP30, que reúne o presidente Lula e líderes internacionais, o que ampliou o monitoramento de segurança no estado. Até o momento, o governo não confirmou impactos na operação da subestação.
Agência News Cariri









Deixe um comentário