A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Presidente Médici, localizada em Campos Sales, é finalista no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025, uma das mais importantes iniciativas de valorização da cidadania tributária no país. A cerimônia que anunciará os vencedores será realizada no próximo dia 18. O Prêmio, referência nacional de fomento à educação fiscal, promove a função social dos tributos, a transparência e o engajamento do cidadão no controle dos gastos públicos.
O certame ocorre em quatro categorias: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. Além da EEEP de Campos Sales, outras três unidades de ensino de diferentes regiões do Brasil concorrem neste segmento.
A iniciativa é organizada pela Febrafite (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais). Na edição atual, o Prêmio registrou 485 inscrições ao todo. Destas, 145 foram selecionadas na verificação in loco, feita por auditores fiscais nos locais de cada projeto, e passaram por análise técnica, metodológica e de impacto social antes da seleção final.
O projeto da EEEP cearense, denominado “Da escola para o mercado: o impacto da Educação Fiscal na Formação Profissional”, foi realizado ao longo do 1º semestre de 2025 e buscou desenvolver a consciência cidadã e fiscal entre estudantes do Ensino Médio. A ação buscou aproximar teoria e prática por meio de oficinas, entrevistas, visitas técnicas, palestras e ações em espaços públicos.
As atividades propuseram o aprofundamento sobre a temática do controle social, além da disseminação da educação fiscal em outras escolas, inclusive do Ensino Fundamental. O trabalho envolve alunos, comunidade, entidades municipais, a Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), universidades e mídia local, ampliando o alcance do debate sobre arrecadação e uso dos recursos públicos na vida cotidiana.
A estudante Samy Alencar, que cursa a 3ª série do Ensino Médio técnico em Administração na EEEP Presidente Médici, destaca que a participação no projeto de educação fiscal contribuiu para que ampliasse a compreensão sobre responsabilidade e cidadania.
“O que me chamou atenção foi poder aprender algo novo e diferente. A educação fiscal e financeira faz parte do nosso dia a dia e é importante a gente saber disso desde cedo. Não é só sobre dinheiro, é sobre consciência, responsabilidade e cidadania. A gente aprende que cada escolha com o dinheiro tem um impacto, e que o dinheiro público precisa ser cuidado com a mesma atenção com que a gente cuida do nosso. Vi nisso uma chance de aprender mais e crescer não só como estudante, mas como pessoa. Esse conhecimento ajuda a entender melhor o mundo, o governo e até as nossas próprias atitudes”, considera.
A jovem também ressalta os resultados práticos do aprendizado e de como o projeto foi capaz de influenciar trajetórias acadêmicas e profissionais.
“Consegui ver a área administrativa de um jeito totalmente novo, aprendi sobre assuntos que eu nem imaginava e isso me deu ainda mais vontade de estudar e me aprofundar. Por causa desse incentivo, ganhei medalha de ouro na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef). O meu estágio também está sendo em uma área administrativa e envolve conhecimento em diversos processos tributários. Percebo que, mesmo sendo jovem, já posso ter controle da minha vida financeira e pensar no meu futuro com mais consciência. Esse aprendizado não fica só na escola, nem só no projeto, ele vai comigo pra minha vida pessoal e profissional. Me sinto mais preparada pra fazer boas escolhas, buscar oportunidades e ajudar a construir uma sociedade mais justa e sábia. Tudo isso me fez entender que ser cidadã também é saber administrar bem, tanto o que é meu, quanto o que é de todos”, salienta.
Impacto social
Mais do que uma premiação, o certame é um reconhecimento às iniciativas que promovem impacto social e tributário e que ajudam a construir um país mais justo e sustentável. O objetivo é reforçar a ideia de que o pagamento de tributos é essencial para o bem-estar coletivo e o desenvolvimento econômico. O Prêmio é realizado anualmente desde 2012.
O coordenador da EEEP Presidente Médici, Gilde Veloso, que atuava como professor de Geografia durante a realização do projeto, explica como a iniciativa foi organizada.
“O projeto foi desenvolvido de fevereiro a junho deste ano. Trabalhamos objetivando aproximar os estudantes do ensino profissional à realidade da educação fiscal, mostrando como essa proposta contribui para uma formação consciente, cidadã e ética. Surgiu da necessidade de fortalecer o vínculo entre o aprendizado técnico e a responsabilidade social, destacando a importância dos tributos e da gestão pública na construção de uma sociedade mais justa.”
O educador destaca o alcance das ações e a relevância do reconhecimento nacional, considerando os resultados e o impacto do trabalho na comunidade escolar.
“Todos os nossos 400 alunos matriculados foram atingidos pelas ações, de forma direta ou indireta, por meio de palestras, oficinas, práticas e vivências relacionadas à educação fiscal. Ver o projeto sendo finalista no prêmio é um reconhecimento muito importante, não só para a escola, mas para todo o Ceará. Isso mostra como a educação fiscal transforma realidades e inspira jovens a serem agentes de mudança dentro e fora do ambiente escolar”, observa.










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